A Code Academy é uma iniciativa da ALPCeS - Associação Ludopedagógica Cultural e Social, que se destaca como uma proposta única no concelho de Santa Maria da Feira. 

Ao frequentar estes cursos, os educandos irão conhecer e explorar, de forma lúdica mas sempre com um foco numa sólida aprendizagem, diversas estruturas de programação, que lhes irão conferir competências para carreiras do futuro. Paralelamente, desenvolverão competências intersociais e de desenvolvimento pessoal (soft skills), tais como o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, a adaptabilidade, entre outras. 

Dividida tanto por Nível como por Faixa Etária, a Coding School confere a cada aluno uma experiência única e individualizada de ensino do coding, focando-se de igual forma no desenvolvimento do pensamento computacional e algorítmico e na exploração das linguagens de programação. 

Contextualizada na missão da ALPCeS de trazer mais e melhores experiências de jogos de tabuleiro ao público-geral, a Code Academy foi desenhada com atividades onde os alunos utilizam mecânicas de jogos de tabuleiro no desenvolvimento dos seus projetos. 

A estrutura deste projeto segue uma organização por níveis. No ingresso no programa, os alunos realizam uma avaliação diagnóstica para determinar o nível em que irão iniciar o curso, pois podem já possuir alguns conhecimentos de coding. À medida que vão avançando nos níveis do curso, terão contacto com conteúdos mais avançados e projetos mais complexos. 

Ao concluírem o nível final do curso, é expectável que o aluno consiga desenvolver algoritmos em diferentes linguagens de programação (por blocos, Python e C#), criar elementos visuais e produzir autonomamente software simples. 

Para garantir o melhor talento formador, a ALPCeS estabeleceu um protocolo com a empresa CR Solutions, que fará a gestão dos formadores, sob a tutela de Diogo da Silva (diogodasilva.eu), especialista e consultor em Tecnologia Educativa (EdTech). 

Os formadores que vão dinamizar atividades, são especialistas nas áreas do coding e do desenvolvimento de conteúdo para crianças e jovens. 

Horário: 4ªs feiras a partir das 18h00
Local: Antiga Escola de Beire - S. João de Vêr (perto do restaurante H&N)
Mensalidade: 35€

Para mais informações: ludopedagogica@gmail.com