A Associação Ludopedagógica Social e Cultural (ALPCeS) é uma jovem associação sem fins lucrativos sediada em Santa Maria da Feira e foi criada com a perspectiva de potenciar a utilização de jogos de tabuleiro modernos (boardgames) em contextos de aprendizagem, desenvolvimento cultural e potenciação social e profissional. Por todo o mundo, os jogos de tabuleiro modernos têm-se revelado como verdadeiras ferramentas nestas vertentes de intervenção. Este tipo de jogos diferenciam-se pelo seu carácter didático, integrador, transgeracional e potenciador do pensamento estratégico e crítico. No entanto, os seus benefícios (e mesmo a sua existência) são ainda largamente desconhecidos do público em geral.

No contexto particular dos jovens adultos em vias de integração no mercado de trabalho, ou mesmo em ambiente empresarial, os jogos de tabuleiro modernos são cada vez mais utilizados para trabalhar e explorar inúmeras aptidões como são exemplos: planeamento estratégico, delineação de objetivos, definição de prioridades, negociação, comunicação, gestão de tempo, trabalho de equipa, flexibilidade e criatividade. Ao mesmo tempo que potenciam o desenvolvimento destas capacidades, têm também a virtude de serem desafiantes intelectualmente e de proporcionarem diversão, descontração e interação social.

Importa referir que, apesar de muitos dos jogos de tabuleiro terem o público infantil e as famílias como alvos, os designs a que nos referimos exigem maturidade de pensamento e uma boa dose de planeamento. São, portanto, bastante apreciados pelo público adulto.