A Associação Ludopedagógica Social e Cultural (ALPCeS) é uma jovem associação sem fins lucrativos sediada em Santa Maria da Feira, criada com o objectivo de potenciar a utilização de jogos de tabuleiro modernos (boardgames) em contextos de aprendizagem, desenvolvimento cultural e potenciação social e profissional. Por todo o mundo, os jogos de tabuleiro modernos têm-se revelado verdadeiras ferramentas nestas vertentes de intervenção. Este tipo de jogos diferencia-se pelo seu carácter didático, integrador, transgeracional e potenciador do pensamento estratégico e crítico. Apesar disso, os seus benefícios - e mesmo a sua existência - são ainda largamente desconhecidos do grande público.


No contexto particular dos jovens adultos em vias de integração no mercado de trabalho, ou mesmo em ambiente empresarial, os jogos de tabuleiro modernos são, cada vez mais, utilizados para trabalhar e explorar inúmeras aptidões, tais como o planeamento estratégico, delineação de objectivos, definição de prioridades, negociação, comunicação, gestão de tempo, trabalho de equipa, flexibilidade ou criatividade. Enquanto potenciam o desenvolvimento destas capacidades, têm também a virtude de serem intelectualmente desafiantes e de proporcionarem diversão, descontracção e interacção social.


Apesar de muitos dos jogos de tabuleiro terem como alvo o público infantil e as famílias, os designs a que nos referimos exigem maturidade de pensamento e uma boa dose de planeamento. São, portanto, bastante apreciados pelo público adulto.